MENU
(43) 984089996

Releases

Agência digital de Cafeara completa um ano e se torna case de sucesso

No mês de março de 2018 – um ano atrás, portanto, a cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP concluía e entregava á população de Cafeara, no Norte do Paraná, um projeto que havia sido exaustivamente debatido e se apresentava como um grande desafio para a instituição financeira. Precisamente no dia 19, foi inaugurada a Agência Smart Container. Um ano depois, a agência não só se mostrou viável, como se tornou um case de sucesso apresentado dentro de fora do Brasil como alternativa para instalação de uma agência bancária em pequenos municípios, que sofrem com a falta de uma instituição financeira por, basicamente, dois motivos: viabilidade econômica e segurança.

A agência foi instalada em dois containers e é totalmente digital. Se antes havia dúvidas de que a população e o comércio se adaptariam ao uso de pagamentos e transações eletrônicas, hoje os números mostram que não há mais motivos para preocupação. A agência não só alcançou a viabilidade econômica, como ostentava a marca de 506 associados em meados de março e mais de 50 maquininhas Sicredi espalhadas pelo comércio e entre os profissionais liberais da cidade, que conta com cerca de 2.900 habitantes.

 “Tivemos uma adesão muito boa. Praticamente 100% dos empresários são nossos associados e já estamos próximos de atender a totalidade dos agricultores”, informa o gerente da agência, Éder Romeiro. Ele informa que a agência também está atendendo municípios próximos e que não contam com agências bancárias, como Lupionópolis, Santo Inácio e Santa Inês.

Transformando a comunidade

 Um dos desafios da Sicredi União PR/SP ao se instalar na cidade era o fato de não haver caixas nem mesmo eletrônicos na agência, embora sejam oferecidos todos os demais serviços como concessão de empréstimos, crédito rural, entrega de talões de cheque, consórcios, seguros e operações via internet com auxílio de funcionários a quem precisar.

Para vencer os desafios algumas ações foram fundamentais, ressalta Romeiro. Primeiro, todo o comércio e os profissionais liberais receberam maquininhas Sicredi para pagamento eletrônico sem custo. Os associados também não tiveram e não têm custo de abertura e manutenção da conta, tampouco anuidades de cartões de crédito.

Em parceria com a operadora de cartões Visa, a Sicredi União PR/SP realizou a Folia Cafeara, uma festa com foco na disseminação da cultura da utilização de cartões para pagamentos de conta. Todos os participantes da festa receberam um cartão Sicredi com crédito de R$ 20,00 para gastar nas várias barraquinhas de comida espalhadas pela praça da igreja, lembrando uma grande quermesse. A aceitação da população foi grande, pois todos perceberam a facilidade do uso do cartão e a segurança de poder sair sem dinheiro em espécie.

Etelvina Alencar Cordeiro dos Santos, aposentada, mas que ainda trabalha com vendas de lingeries, cosméticos e enxovais, sempre ia até a cidade vizinha de Centenário do Sul, para sacar dinheiro para o mês. O dinheiro ficava bem escondido, mas era sempre uma preocupação guardar tudo em casa. “A gente não tinha o hábito de usar cartão e agora estamos vendo que é fácil e mais seguro”, atesta.

A disseminação de maquinhas também está incrementando os negócios. Uma das usuárias é a cabeleireira Silvia Terezinha de Lima Turozi, que afirma estar muito satisfeita com os resultados obtidos em seu salão. “O movimento aumentou 90% depois que comecei a usar essa forma de pagamento. Antes, como as pessoas não tinham dinheiro em espécie em mãos, demoravam mais para ir ao salão, ou eu tinha que deixar para receber o pagamento num outro dia”, relata a cabeleireira.

 

Desenvolvimento econômico e social

O  diretor-executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado, destaca que a agência é sustentável não  só em sua obra física - instalada em containers, usa energia solar por meio de placas fotovoltaicas e capta água da chuva - mas também

“Estamos preocupados com o cumprimento de nosso propósito, que é muito claro: o de promover o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades onde estamos presentes. O mais importante é o trabalho que estamos fazendo com as pessoas, resgatando a economia do município, mesmo sem a circulação de dinheiro em espécie”, analisa. Machado destaca que o projeto também teve sucesso porque foi desenvolvido com a participação da comunidade, prefeitura e poder legislativo.

 Junto com a agência, a Sicredi União PR/SP também levou para a cidade seus programas sociais “A União Faz a Vida”, “Use e Devolva” (empréstimo, sem custo, de bicicletas) e a “Escola de Informática”.

Para o prefeito de Cafeara, Oscimar José Sperandio, os resultados com a presença da SicrediUnião PR/SP no município estão além do que ele esperava. “A cooperativa nos favoreceu muito, unindo as pessoas, integrando os setores urbano e rural. O financiamento agrícola foi facilitado e muitos agricultores idôneos, que não usavam financiamento, agora têm acesso e isso está ajudando a desenvolver suas lavouras”, comenta o prefeito.

Rogério Machado informa que a cooperativa de crédito já está olhando para outras cidades com as mesmas características de Cafeara e que precisam de uma instituição financeira forte. “O Sicredi tem cumprido com esse papel de fazer grandes transformações que beneficiam toda a comunidade”, comenta.

A minimização dos custos operacionais pelo fato de a agência Smart não transacionar com dinheiro em espécie é avaliada pela cooperativa de crédito como alternativa para levar a bancarização aos municípios que não apresentam viabilidade econômica para comportar agências bancárias.

 

Cliente: Sicredi Dexis

voltar