Você está em Blog / Obras da nova praça “Pomar da Gleba” começam no Alto da Gleba Palhano
Obras da nova praça “Pomar da Gleba” começam no Alto da Gleba Palhano
A região do Alto da Gleba Palhano, em Londrina, vai ganhar em breve uma nova praça pública. As obras de adequação da área conhecida como Pomar da Gleba, na Rua Eurico Hummig, para implantação da praça já foram iniciadas e a previsão é que a entrega ocorra na segunda quinzena de fevereiro, de acordo com a Associação Alto da Palhano (AAP), entidade que reúne condomínios do entorno e atua na manutenção de outras três praças do bairro: Praça Pé Vermelho, Praça dos Pioneiros e Praça Pet.
A implantação da nova praça é uma iniciativa da AAP, em parceria com a De Sangosse, empresa global com unidade industrial em Ibiporã, responsável por custear as melhorias previstas. O projeto mantém as árvores já existentes e inclui a criação de um caminho de circulação, instalação de parquinho infantil e bancos. A iluminação será executada pela Londrina Iluminação, ampliando as possibilidades de uso do local também no período da noite.
A história do Pomar da Gleba
O terreno do Pomar da Gleba tem cerca de 5 mil m² e foi doado ao município com a finalidade de se tornar uma praça. Sem uma destinação definida por anos, a área foi cuidada de forma informal pelo bancário aposentado Orlando Gomes Palazzi, com apoio da Associação Alto da Palhano, preservando o espaço verde e contribuindo para a formação de um pomar com mais de 60 árvores.
A oficialização da adoção do local pela AAP ocorreu no final de 2024, quando a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) aprovou a solicitação da entidade e incluiu o terreno no programa Boa Praça, etapa que viabilizou o avanço do projeto e a parceria para execução das melhorias.
“O trabalho do seu Orlando nesses anos foi fundamental para manter esse espaço verde e bem cuidado. Agora, juntamente com ele e com o apoio da De Sangosse, estamos transformando o local em mais uma opção de convivência e lazer para os moradores”, afirma Ramon Folego, presidente da Associação Alto da Palhano.
Sobre a AAP
A AAP é uma entidade sem fins lucrativos que reúne 28 condomínios — 22 instalados e seis em construção — no perímetro entre a Avenida Ayrton Senna e a PR-445, e as ruas Ernâni Lacerda de Athayde e Toshio Imai. Além de ações no entorno dos condomínios associados, a associação responde por segurança, limpeza e manutenção de áreas públicas como a Praça Pé Vermelho, Praça dos Pioneiros e a Praça Pet.